quarta-feira, 22 de abril de 2009

Em SPINOZA


AXIOMAS

(da "ETICA")

1. Tudo que existe , existe em si ou em outra coisa

2. Aquilo que não pode ser concebido por meio de outra coisa deve ser concebido por si mesmo

3.De uma causa dada e determinada segue-se necessàriamente um efeito; e inversamente, se não existe nenhuma causa determinada, é impossível que se siga um efeito

4. O conhecimento do efeito depende do conhecimento da causa e envolve este ultimo

5. Não se pode compreender, uma por meio da outra, coisas que nada tem de comum entre si; ou seja o conceito de uma não envolve o conceito da outra

6. Uma ideia verdadeira deve concordar com o seu ideado

7. Se uma coisa pode ser concebida como inexistente, sua essencia não envolve a existência.


(Daí seguem suas analises das proposições. Faço tambem, atrevidamente as minhas, que oportunamente venho escrevendo)
.

2 comentários:

netuno artes disse...

Lembrou-me de um dito popular:
" toda ação sugere uma reação " ,
difícil comentar . . .
abçs

Dona Sra. Urtigão disse...

Exatamente, Netuno

PROCURO UMA CLAREIRA, UMA OCARA, UM ESPAÇO, PARA ENCONTROS E TROCAS

BEM VINDO !

AQUI SEGUEM OS RELATOS DAS MINHAS AVENTURAS E DESVENTURAS, SÒZINHA OU COM MINHA FAMÍLIA ONDE MUITOS NÃO GOSTAM DA MATA OU DE MIM.

Reinício em 11/02/2011